
Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.
Isenção de IR sobre o ganho na venda de bens de empresas em recuperação judicial ou falência
O ganho de capital é a diferença positiva entre o valor de alienação e o respectivo custo de aquisição de um determinado bem, ou seja, corresponde ao lucro que se obtém na venda de um ativo.
Voto de qualidade no CARF e outros pontos aprovados no PL nº 2384/2023
O voto de qualidade impacta os debates tributários na via administrativa, julgados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, os quais envolvem matéria fiscal em disputa entre contribuintes e a Receita Federal.
David Andrade Silva participa do programa Tá na Roda da Jovem Pan News
No dia 30/07/2023, David Gonçalves de Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados, participou do programa Tá na Roda, da Jovem Pan News, comandado pelo Evandro Cini, debatendo, com os demais renomados comentaristas, sobre importantes temas relacionados à política, economia, entre outros.
As inovações do Marco dos Fundos de Investimento
A Resolução nº 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), editada em dezembro de 2022, com vistas a sistematizar, unificar e atualizar as regras inerentes aos Fundos de Investimentos, sofreu um importante acréscimo em maio de 2023 em seu corpo normativo.
Mediação e conciliação para empresas em crise financeira
A conciliação e a mediação podem ser instrumentos de grande importância no processo de recuperação da empresa ou de empresários rurais que necessitam da Recuperação Judicial para renegociar as suas dívidas.
Taxa paga a iFood não compõe cálculo de PIS e COFINS
Recentemente, a Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar a um restaurante para excluir o percentual da comissão paga a plataformas de delivery, como o iFood, da base de cálculo do PIS e da COFINS.
CARF x STF: crédito presumido de IPI na base do Pis e da Cofins
A manutenção dos créditos presumidos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na base de cálculo das contribuições ao PIS e da Cofins é um tema que vem sendo discutido há muitos anos nos tribunais superiores.
Reforma Tributária: qual será o impacto para o consumidor de seguros?
O texto da reforma tributária (PEC 45/2019) aprovado Câmara Federal e que aguarda a votação no Senado cria um Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) composto por dois tributos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) ‒ e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Lei municipal altera as regras de incidência do ITBI em Belo Horizonte
Por meio da Lei nº 11.530, publicada em 29 de junho de 2023, o Município de Belo Horizonte dispôs sobre a incidência do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso “Inter Vivos”.
Os efeitos do julgamento do STJ na tributação dos benefícios de ICMS
Em 26/04/2023, no julgamento do Tema nº 1.182, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que há diferença, para fins de tributação pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e pela Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), entre o crédito presumido do ICMS e os demais benefícios fiscais deste imposto.
Record News ouve David Andrade Silva sobre “IPVA ecológico”
David Gonçalves de Andrade Silva, advogado tributarista e fundador da Andrade Silva Advogados, comenta sobre a proposta de um IPVA mais ameno para carros elétricos e híbridos, chamado de “IPVA ecológico”, a exemplo do que já acontece em alguns estados.
Confira a matéria na íntegra.
Jovem Pan ouve David Andrade Silva sobre a aprovação da reforma tributária
Tributaristas ouvidos pela Jovem Pan afirmam que apreciação da matéria foi atrapalhada por questões políticas, que ofuscaram o aspecto técnico; expectativa é que senadores trabalhem com mais transparência e diálogo.
STF invalida normas da Lei do Motorista
No dia 30/06/2023, o STF julgou ação direta de inconstitucionalidade nº 5322 sobre alguns trechos da lei do motorista. Com isso, diversas normas importantes foram invalidadas e causarão um forte impacto às empresas do segmento de transporte.
STF valida acordo individual para jornada 12x36
Em decisão recentíssima, o STF decidiu por validar a previsão da CLT no sentido de que é permitida a instituição de jornada 12x36 mediante acordo individual.
Entenda essa importante vitória para os empresários na nota da Bianca Dias de Andrade, coordenadora da área Relações de Trabalho e Consumo na Andrade Silva Advogados.
David Andrade Silva participa da Jovem Pan em edição especial sobre a reforma tributária
Na terça (4), o programa Linha de Frente, da Jovem Pan News, em uma edição especial, tratou sobre a reforma tributária e a tentativa do Congresso Nacional em tentar destravá-la.
Jovem Pan ouve David Andrade Silva sobre regra para compras internacionais
David Gonçalves de Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados e especialista tributário e societário, concedeu uma entrevista ao Fast News, da Jovem Pan, neste domingo (02/07), analisando o anúncio do governo da nova regra para manter a isenção em compras internacionais de até US$ 50.
Confira a entrevista na íntegra.
Quebra da coisa julgada em matéria tributária: os limites da decisão do STF
Como largamente noticiado desde o julgamento dos Recursos Extraordinários 949.297 e 955.227, Temas 881 e 885, o Supremo Tribunal Federal discutiu, à luz dos artigos. 3º, IV, 5º, caput, II e XXXVI, 37 e 150, VI, c, da Constituição Federal.
CARF: indedutibilidade de royalties pagos a sócios vale para pessoas físicas e jurídicas
Por cinco votos a três, a 1ª Turma da Câmara Superior do CARF manteve a cobrança do Imposto de Renda Pessoa Jurídica- IRPJ, referente a royalties, em caso envolvendo a Fox Film do Brasil Ltda.
CARF reconhece pagamento após decisão judicial desfavorável como denúncia espontânea
Em decisão incomum, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) afastou a aplicação de multa de mora a contribuinte que pagou espontaneamente débito tributário, após decisão judicial desfavorável.
STF: receitas financeiras dos bancos integram base do PIS e da Cofins
O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou, no dia 12/06/2023, o julgamento virtual do Recurso Extraordinário nº 609.096, Tema de Repercussão Geral nº 372, sobre a exigibilidade do PIS e da COFINS sobre as receitas financeiras das instituições financeiras.
STF suspende julgamento sobre limite da multa por descumprimento de obrigações acessórias
O Supremo Tribunal Federal (STF) discute, no Recurso Extraordinário nº 640.452, em Repercussão Geral (Tema 487), a limitação da penalidade por descumprimento de obrigações acessórias.
Record News ouve Marcela Velasco sobre mudanças no Minha Casa Minha Vida
O Conselho do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) decidiu aumentar o subsídio para unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, reduzir a taxa de juros para famílias de baixa renda nas faixas 1 e 2 do programa e corrigir o valor dos imóveis que podem ser financiados pelo MCMV.
Edital PGDAU 3/2023 da PGFN: entenda quais débitos você pode transacionar
Desde o início da Pandemia da Covid-19, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) tem possibilitado aos contribuintes a adesão a transações tributárias para quitação de débitos fazendários.
Juros sobre capital próprio: contribuintes vencem discussão no STJ
No dia 20/06/2023, em decisão favorável aos contribuintes, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a possibilidade de dedução dos pagamentos acumulados de juros sobre capital próprio (JCP), que incluem valores referentes a anos anteriores da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
STJ: produtos intermediários geram crédito de ICMS, sinaliza início do julgamento
Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça iniciou o julgamento do Recurso Especial n° 1.775.781/SP, em que se discute a possibilidade de aproveitamento de crédito de ICMS sobre produtos intermediários necessários ao processo produtivo, mas que não se incorporam fisicamente ao produto.
RFB passa a cobrar PIS/Cofins-Importação sobre licenciamento de software
Os programas que comandam o funcionamento de computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos, comumente denominados de softwares, exigem autorização para sua utilização, qual seja, o licenciamento.
Jovem Pan News entrevista David Andrade Silva sobre aprovação da desoneração da folha de pagamento
No Fast News deste sábado (17), da Jovem Pan News, David Gonçalves de Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados e especialista tributário e societário, analisou a aprovação da desoneração da folha de pagamentos pelo Senado, explicou o que isso significa na prática e comentou o impacto para as empresas.
Infomoney ouve Isadora Miranda sobre validação da cobrança de PIS/Cofins sobre prêmios de seguros
A advogada Isadora Miranda, coordenadora do contencioso tributário do escritório Andrade Silva Advogados, reforça que o entendimento do STF só tem grande impacto para as empresas que sofreram exigência do PIS e da Cofins antes da Emenda Constitucional 20/98 e vinham discutindo essa tributação.
STJ autoriza creditamento de PIS e Cofins sobre ICMS-ST
Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a possibilidade de incluir os valores pagos a título de ICMS-ST na base de cálculos dos créditos de PIS e COFINS apurados pelas empresas tributadas pelo lucro real.
Prioridades de fiscalização da Receita Federal para 2023
A Receita Federal do Brasil tornou disponível, no último dia 25/05, o Relatório Anual de Fiscalização 2022-2023. O documento trouxe os resultados da fiscalização fazendária realizada no ano-calendário de 2022, bem como o planejamento da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria Especial para o ano de 2023.