STF valida acordo individual para jornada 12x36

Por Bianca Dias de Andrade, coordenadora da área Relações de Trabalho e Consumo na Andrade Silva Advogados


O STF, em decisão no início de julho/2023, decidiu por validar a previsão da CLT no sentido de que é permitida a instituição de jornada 12x36 mediante acordo individual.

Antes da reforma trabalhista, a jornada 12x36 somente poderia ser utilizada, caso houvesse previsão em Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo de Trabalho. Porém, a reforma trabalhista, Lei nº 13.467/2017, trouxe a possibilidade de adoção da jornada mediante acordo individual escrito entre o empregado e a empresa.

Desta forma, após 10/11/2017, as empresas passaram a praticar o acordo individual para a jornada 12x36, o que foi alvo de muitas críticas, levando a discussão até o STF para julgamento sobre a constitucionalidade ou não da norma.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, sob o argumento de que o termo de acordo individual ofende o art. 7º, inciso XIII da Constituição Federal, uma vez que o texto constitucional prevê jornada de 08 horas diárias e 44 horas semanais e que a jornada 12x36 seria excepcional. Além disso, argumentou que a possibilidade de acordo individual flexibiliza direitos trabalhistas consagrados e afasta a entidade sindical da negociação coletiva.

Entretanto, o STF entendeu que não há violação à Constituição Federal, na medida em que não há proibição do artigo 7º, inciso XIII, quanto à jornada 12x36. Ademais, o STF já havia validado a jornada 12x36 mediante instrumento coletivo, entendendo que tal jornada já está consolidada entre diferentes categorias de trabalhadores. Logo, não há inconstitucionalidade.

O STF, então, por maioria, validou a utilização do acordo individual e sustentou ainda a necessidade de reconhecer que a reforma trabalhista trouxe maior autonomia entre as partes e o setor privado. Ressaltou , ainda, o equilíbrio entre a proteção do trabalho e a preservação da livre iniciativa.

Desta forma, as empresas poderão manter a utilização do acordo individual escrito para a jornada 12x36.

A decisão é importante vitória aos empresários, que passarão a ter segurança jurídica para firmar acordos individuais para jornada 12x36, que muitas vezes são difíceis de ser negociados por instrumento coletivo. Trata-se de um excelente precedente do STF que convalida norma trazida pela reforma trabalhista e destaca a importância da autonomia nas relações de trabalho.

Ficou alguma dúvida? Conte com equipe trabalhista da Andrade Silva Advogados.


Anterior
Anterior

STF invalida normas da Lei do Motorista

Próximo
Próximo

David Andrade Silva participa da Jovem Pan em edição especial sobre a reforma tributária