FCJ Invest é primeira plataforma de crowdfunding de Minas Gerais

Por Lucas Moreira Gonçalves, coordenador da área Societária, M&A e Mercado de Capitais, e Samuel Pouzas de Andrade Silva, assistente jurídico da mesma área | Publicado no portal do jornal O Tempo no dia 11/11/2021


Na última quarta-feira (10), a FCJ Invest, plataforma de investimento coletivo, obteve autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como a primeira plataforma de equity crowdfunding de Minas Gerais.

O processo de estruturação legal e condução da aprovação foi liderado pelo escritório Andrade Silva Advogados, representado pelo coordenador da área de mercado de capitais e M&A, Lucas Moreira Gonçalves, e pelo assessor jurídico, Samuel Pouzas de Andrade Silva.

O equity crowdfunding é uma modalidade que funciona como um veículo de captação pública de investimentos.

Nele, o valor aplicado pelos investidores é revertido em participações societárias da empresa investida, ou seja, quem participa se torna sócio do projeto ou da empresa.

Isso permite que o investidor tenha o direito de receber futuros lucros da iniciativa. No país, esse processo ainda é pouco utilizado e só pode ser feito por plataforma de investimentos autorizada pela CVM para realizar a operação.

Com a autorização, a FCJ Invest passa a ter a responsabilidade de divulgar as ofertas, captar os recursos investidos e repassá-los para a empresa investida.

Com a autorização da CVM, a Andrade Silva Advogados auxiliou na conquista de um grande espaço para que a FCJ Invest possa atrair investidores e, dessa forma, promover o crescimento de novas startups e inovações.

A equipe da área Societária, M&A e Mercado ed Capitais coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos ou orientações referentes ao tema.


Anterior
Anterior

O que esperar do mercado de legaltechs?

Próximo
Próximo

Congresso mantém divulgação de editais de licitação em jornais