Nova prorrogação de prazo para pagamento do Simples Nacional
Por Isadora Miranda, Coordenadora do Contencioso Tributário na Andrade Silva Advogados.
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, na quinta-feira, 25 de março, a Resolução CGSN nº 158/2021, que trata da prorrogação de prazo para pagamento do SIMPLES.
———————--————————
Nos termos da Resolução, as empresas que apuram seus tributos no âmbito do Simples Nacional poderão diferir o pagamento das guias de arrecadação vencíveis em março, abril e maio, para julho, setembro e novembro, respectivamente.
O ato normativo dispõe, ainda, que, a partir do vencimento de cada período de apuração, o pagamento poderá ocorrer em até duas quotas mensais, iguais e sucessivas. A primeira quota deverá ser paga até a data de vencimento do período de apuração respectivo e a segunda deverá ser paga até o dia 20 do mês subsequente.
Essa medida segue a mesma linha já adotada anteriormente pelo CGSN, de prorrogação dos prazos de vencimento para a quitação do SIMPLES, em decorrência da crise gerada pela pandemia da Covid-19.
A equipe tributária da Andrade Silva Advogados coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos ou orientações referentes ao tema.